Psicoterapia

É uma forma de ajudar as pessoas a lidarem com uma série de conflitos psicológicos ou dificuldades emocionais. Algumas vezes, nos sentimos tristes, irritados ou ansiosos em níveis desproporcionais, e acabamos tendo diversas áreas de nosso cotidiano afetadas. 

Nossos relacionamentos afetivos e profissionais ficam comprometidos quando não estamos nos sentindo bem, e nossa autoimagem é uma das primeiras a serem prejudicadas. Isto acarreta em uma diminuição de nosso bem-estar. O ambiente da terapia é acolhedor, e a postura do especialista será objetiva, neutra e sem julgamentos.

Porém, a psicoterapia também pode ser uma alternativa para nos conectarmos com nós mesmos, e por pessoas que buscam autoconhecimento. Isso fortalece a saúde mental, construindo um estado preventivo ao adoecimento emocional.   A seguir você poderá conhecer algumas abordagens psicoterapêuticas que a CASULU dispõe. 

COGNITIVO COMPORTAMENTAL

PSICANÁLISE

HUMANISTA

Também conhecida como TCC, considera que o ser humano é um resultado de aprendizagens. A abordagem foca então nos processos cognitivos, nas formas de pensamento, entendendo que os pensamentos distorcidos geram os sintomas e consequentemente levam o indivíduo ao adoecimento. Assim, o terapeuta busca  auxiliar o cliente a fazer uma avaliação mais objetiva e realista das situações e também trabalha a partir do treino de habilidades e de novos comportamentos, com técnicas direcionadas.

O papel do psicanalista é ajudar o paciente a relembrar, recuperar e reintegrar materiais inconscientes de forma que a vida atual seja mais satisfatória. Uma das formas de trabalho é através da associação livre, em que o paciente verbaliza tudo o que pensa sem censuras e o psicanalista interpreta esses conteúdos.  No curso de um tratamento psicanalítico intensivo, investiga-se a natureza das relações originárias da infância de cada indivíduo. 

A Psicologia humanista considera que toda pessoa tem capacidade de crescimento e desenvolvimento. O indivíduo é considerado um ser único, responsável por sua própria experiência, capaz de se tornar ciente de seus próprios recursos; se desenvolver, alcançar a autorrealização e descobrir todo o seu potencial. Então, o papel do terapeuta é criar um ambiente acolhedor e empático em que o ser humano possa se desenvolver na direção em que ele escolher e para que ele possa ser realmente quem é. 

Precisa de ajuda para encontrar um(a) profissional para atende-lo(a)?

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato. A primeira sessão é isenta de pagamento, seu caráter é esclarecedor e nela você receberá as orientações necessárias para continuidade do processo. Neste momento presencial, também é definido datas, horários e valor das sessões a seguir: Atualmente os honorários em psicoterapia possui valor mínimo de 70$ e máximo 120$. 

Solicite atendimento aqui! 

Por favor, para realizarmos uma triagem assertiva pedimos que fale brevemente sobre sua queixa ou principais interesses no processo terapêutico. Obrigado!