NEUROPSICOLOGIA

É um procedimento da psicologia que estuda as relações entre o cérebro e as manifestações do comportamento humano. Esse procedimento teve origem a partir dos conhecimentos obtidos da Psicologia e da Neurologia e tem como objetivo investigar como as diferentes lesões cerebrais causam déficits em diversas áreas da cognição.

Para que as lesões cerebrais sejam identificadas, o(a) neuropsicólogo(a) realiza a partir de um conjunto de instrumentos psicológicos o procedimento chamado de avaliação neuropsicológica. Além de identificar as lesões, a avaliação também pode ser utilizada para diagnosticar os efeitos cognitivos e comportamentais que são causados por desordens neurológicas. 

As demandas para avaliação partem de encaminhamentos de escolas, psicólogos, psiquiatras, geriatras, pediatras, entre outros profissionais da saúde. Deve ser realizada sempre que forem notórias diferenças no processamento de informação, bem como em formas de execução de determinadas atividades. Alguns exemplos de quadros identificados pela avaliação neuropsicológica são: déficit de atenção, autismo, Alzheimer, dislexia, retardo intelectual, entre outros.

Solicite atendimento